quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Situação das Mulheres Chinesas na Antiguidade


Na história chinesa, quer na dinastia Tang, que era uma época mais aberta e próspera, quer na dinastia Qing, no século XIX, as mulheres eram tratadas como bonecas dos homens, mais especificamente dos imperadores. Elas tinham pouca voz para se defenderem. As mulheres eram obedientes perante o poder machista. Presas pelos princípios morais, as mulheres chinesas eram submetidas a um controle rígido.
De acordo com os tópicos a seguir, é possível perceber um pouco sobre a posição das mulheres chinesas na antiguidade:
1º) os homens podiam ter concubinas, mas a mulher divorciada era discriminada pelos outros;
2º) a sociedade era mais crítica ao tratar de uma mulher adúltera do que de um homem adúltero;
3º) as mulheres não tinham acesso a ensino;
4º) quando crianças, as mulheres eram obrigadas a ter os pés envolvidos em panos e assim ficavam deformados. Isso era feito porque, na visão dos homens, os pés pequenos eram mais bonitos. Essa prática causava muitas dores;
5º) as mulheres não conseguiam casar novamente após se tornarem viúvas.
A posição social tem ligação direta com a economia. Sendo uma sociedade cuja atividade principal era agricultura, a sociedade antiga chinesa precisava de mais mão de obra para a economia se desenvolver. Entretanto, as mulheres não têm como competir fisicamente com os homens. A dependência das mulheres chinesas no campo econômico era o principal ponto que resultava na desvalorização das mulheres. Os homens eram os responsáveis por sustentar a família e as mulheres existiam para servir aos homens e manter a família de geração a geração. Mesmo que muitas coisas variassem de dinastia a dinastia, a situação geral das mulheres mudava pouco.

Desde a dinastia Han que o imperador Liu Che(156B.C-87B.C) escolheu o Confucionismo como a ideia central para governar o povo e controlar as diferentes filosofias, o país passou a ter uma base mais sólida como ‘‘muralha’’ no campo ideológico. Apesar de o Confucionismo alterar de vez em quanto, o princípio moral não mudou na área de padrões morais para mulheres. Mulheres tinham que cumprir princípios morais para serem admitidas na sociedade. Dessa maneira, o Confucionismo serviu para a sociedade machista onde as mulheres eram pessoas invisíveis no palco econômico e político.

6 comentários: