quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Povo religioso?



Acham que o povo chinês é religioso? Bah, venham ver. Será outra surpresa e vão gritar outra vezNossa! China!
Coloquei aqui uma tabela em chinês sobre a proporção das pessoas que têm religião. Na primeira coluna, são as províncias chinesas e na segunda, são as proporções de cada província.
  Agora na China, existe mais de 100 milhões de pessoas que têm religião. Mas a China possui uma população de 1,3 bilhão. Por isso, a percentagem é de 7,7%. A proporção é tão pequena que não podemos dizer que o povo chinês é religioso (como é possível ver na tabela acima).
Na China, há mais de 80 milhões de habitantes que acreditam no comunismo, que não é uma religião, mas uma esperança ou uma crença. O comunismo é predominante, sendo uma corrente principal e baseia-se no Marxismo que se distingue por ciência e substância. Por isso, não podemos considerar os chineses como um povo religioso.
Mas o governo respeita o direito à crença religiosa. As pessoas da área da religião também participam da política do país. O que faz sentido é a harmonia. Temos budistas, cristãos, católicos, islamitas, etc.
 
Aqui tenho outra evidência. Encontrei um texto em um blog, cujo autor brasileiro achava que os chineses eram budistas. Mas depois de visitar a China, confessou que era um pensamento errado. Vamos ver o que este brasileiro disse.

Se você me perguntasse antes de vir pra China, qual a religião de um chinês, eu diria, sem pestanejar, que é o budismo. Foi muito chocante ouvir diversas vezes de chineses diferentes, que eles não tinham religião. Que religião é uma coisa de pessoas mais supersticiosas, mais velhas, mais… Um chinês disse:‘a minha avó vai ao templo, mas eu não vou, ou só vou pra agradá-la.’Inclusive, quando eu mencionava que achava que todo mundo era budista aqui, me falavam que budismo é uma religião da Índia, e não da China. Aliás, é mais uma das grandes demonstrações da força do comunismo: os mais jovens realmente não tem religião e respondem isso na lata. Acho que até já contei aqui, mas fiquei de queixo caído quando um cara me falou:‘minha religião é… o partido comunista.”

E aí? Estão surpreendidos? Aqui, Nossa China vai lhes dar mais surpresas. Vocês já estão mais perto da China. Parabéns!



Nenhum comentário:

Postar um comentário